Caldas Novas conheça a cidade de Caldas Novas

Caldas Novas, é uma cidade localizada no interior do estado de Goiás. O Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que Caldas Novas possui 70.473 habitantes. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, em junho de 2011 registram-se em Caldas Novas 48.242 eleitores ou 1,19% do eleitorado de Goiás.

A cidade é a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 20° a 60°. A principal fonte de renda do município é o turismo. Nos períodos de alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 100 mil turistas, recebendo cerca de 3 milhões de visitantes por ano.

A estrutura da cidade conta com hotéis, pousadas, chalés, parques aquáticos, museus, boates e bares, é o maior pólo turístico da região centro-oeste. Uma outra grande atração de Caldas Novas é o ecoturismo, vez que a cidade encontra-se às margens do lago da represa de Corumbá e possui um beleza natural riquíssima, podendo ser observada no Parque Estadual da Serra de Caldas.

Principais distâncias:

  • Uberlândia - 170 km
  • Araguari - 135 km
  • Catalão - 115 km
  • Pontalina - 120 km
  • Goiânia - 168 km
  • Anápolis - 218 km
  • Brasília - 297 km
  • Belo Horizonte - 638 km
  • São Paulo - 749 km
  • Itumbiara - 145 km
  • Rodovia Anhangüera MG/SP - 326 km

Pontos e Atrativos Turísticos

Jardim Japônes

O Jardim Japonês é um local que possui forte energia espiritual. É um passeio pelas tradições dos monges budistas que, desde o século XII, utilizam jardins, como este, para fazerem suas meditações e orações. Há toda uma simbologia oriental aplicada a cada detalhe. O chafariz da tartaruga, por exemplo, conota longevidade e tranquilidade.

O local foi construído na área da sede de uma antiga fazenda goiana, da qual foram preservados objetos e instalações, características da colonização da região. As antigas moendas de cana-de-açúcar, as rodas d´água, os carros de boi, entre outros, estabelecem um interessante contraste com a suavidade da cultura oriental.

PESCAN - Parque Estadual da Serra de Caldas

O parque é uma boa opção de passeio. Está localizado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, a 3 km do centro de Caldas Novas. A Serra possui aproximadamente 130 km2, é lá que se esconde o maior manancial de águas termais naturais do mundo com uma vazão superior a 8 milhões de litros por hora.

O parque, além de proteger a área de captação dos mananciais, constitui uma grande reserva de proteção a biodiversidade do cerrado e uma estação de estudos do bioma. Para facilitar a visitação pública do parque, foram demarcadas três trilhas. A "Trilha da Cascatinha" é mais curta, destina-se a passeios mais leves, com áreas para piqueniques e banhos de cachoeira. A "Trilha do Paredão" é um pouco mais difícil e exige um certo preparo físico para a caminhada. A "Trilha da Asa Delta" é a única percorrida com carro e possui uma vegetação mais fechada.

Poço do Queima Ovo - Lagoa Quente

A Lagoa Quente, também conhecida por Lagoa do Pirapitinga, nome de um peixe que conseguia sobreviver nas águas termais da lagoa, é formada por um conjunto de nascentes onde brotam águas de temperatura mais quente da região. Atualmente existe um grande parque aquático na lagoa quente com inúmeras atrações para o visitante. Nesse parque se encontra o Poço do Queima Ovo, uma nascente onde brotam águas de até 60º C.

De acordo com histórias contadas por moradores locais, antigamente as pessoas vinham passar o dia na lagoa quente e costumavam trazer ovos para serem cozidos nas águas da nascente, que eram cozidos naturalmente dada a temperatura que ali brotava.

Lago do Corumbá

O lago do Corumbá, que abastece a Usina Hidrelétrica Corumbá I, começou a ser formado em setembro de 1996. O lago artificial é alimentado pelos rios Pirapitinga, Peixe, Piracanjuba e São Bartolomeu. A parte mais profunda do Lago de Corumbá está próxima à barragem e atinge 90 metros. O perímetro do Lago de Corumbá é bastante recortado.

Para circular todo lago, uma pessoa teria de andar mais de 100 km, atualmente, após o represamento do Rio Corumbá, o Lago tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados em Caldas Novas. Com uma extensão de 65 km2, proporciona aos seus visitante, a prática de vários esportes aquáticos com jet-ski, lanchas, Wind surf, entre outros. Localizado a 10 km do centro.

Casarão dos Gonzaga

A águas termais são o ouro molhado de Caldas Novas. A história da descoberta das águas termais e do desenvolvimento da cidade podem ser vivenciados em alguns pontos turísticos preservados na cidade.

É o caso do Casarão dos Gonzaga, construído em 1907 para a sede da fazenda do primeiro prefeito da cidade e hoje abriga o centro de apoio ao artesão. O Casarão é o monumento histórico onde o visitante poderá conhecer a história riquíssima de Caldas Novas.

Turismo Religioso

O turismo religioso de Caldas Novas é muito forte. Ele se manifesta através da igreja construída em 1850, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores é considerada a construção mais antiga de Caldas Novas. Localizada no Centro da cidade, a Igreja Matriz, mesmo tendo passado por reformas, ainda retrata em suas paredes e colunas de madeira, um pouco da cidade que ainda era Intendência, e que já mostrava traços de prosperidade. Aberto ao público das: 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00.

O turista religioso também tem outra opção na cidade das águas quentes. Fundado em 2004, pela Diocese de Ipameri – GO, o Santuário Nossa Senhora da Salete, é cartão de visita pela beleza do conjunto arquitetônico e pela visão panorâmica que apresenta. Localizado ao pé da Serra de Caldas Novas, em meio ao cerrado ecologicamente preservado, oferece um clima de grande serenidade e uma paz que envolve o visitante sobre si mesmo e sobre o meio ambiente. As pessoas se sentem levadas a um encontro com Deus, num encontro de prece. Horários: Quarta 19h e Domingo 10h.

Feiras

Caldas Novas conta com várias feiras livres, onde o visitante pode conhecer um pouco da cultura do caldense. Aqui é possível saborear a gastronomia regional, artesanato, frutas e verduras típicas e um pouco da cultura conterrânea.

Feira do luar que acontece todo sábado e Domingo a noite e tem comidas típicas, artesanatos, roupas e bijuterias. Localizada abaixo do Sambódromo do centro, aberta a partir da 18:00 h aos Sábados e Domingos.

Caldas Novas também conta com a feira livre que acontece as quartas e domingos a partir das 6 da manhã, localizada na avenida das Nações Unidas, conhecida como avenida da feira, à 3km do centro.

Museu das Águas Termais Oscar Santos

O museu das Águas Termais Oscar Santos, o primeiro de Caldas Novas, foi inaugurado em 30 de dezembro de 2010. Sua construção se deve à Câmara Municipal, que doou o terreno e aprovou a lei de criação do Museu. Nas instalações modernas do Museu, o visitante vê e assiste à história de Caldas Novas em alta tecnologia, através de grandes telas touch screen em HD e 3D. Construído em tempo recorde, tem arquitetura moderna e salas amplas, projetadas para acomodar mais de 30 pessoas. O Museu é mais um ponto de vista, onde o turista conhecerá fatos históricos que marcaram a cidade.

Cachaçaria Vale das Águas Quentes

A Cachaçaria Vale das Águas Quentes, é composta por duas unidades. A unidade rural, que fornece a matéria-prima e a particular de 300 héctares, localizada à 25 km de Caldas Novas, o plantio do canavial é feito de forma orgânica e os frutos naturais de cerrado como o pequi, curiola, murici, bacpari, jenipapo, gabiroba, mangaba, entre outros, são cuidadosamente selecionados para a fabricação de seus licores artesanais.

A sede da Cachaçaria Vale das Águas Quentes proporciona a seus visitantes a oportunidade de presenciar o processo de fabricação de nossos produtos, o prazo de degustação é uma viagem ao passado do Brasil dos engenhos, dentro de uma estrutura arquitetônica rústica e aconchegante, com seus jardins e a Capela ao fundo.

Monumento às Águas Quentes

Um dos pontos de maior visitação pelos turistas que vão a Caldas Novas, foi inaugurado em 2004 e já se tornou importante ponto de visitação.

O monumento ás águas é aberto à visitação e mostra além das belas cascatas e jardins, uma magnífica escultura que deixa todos a pensar o seu significado. O monumento as águas foi construído para proporcionar paz e tranquilidade. O barulho das águas lembram cachoeiras e sua estrutura torna-se um agradável e inesquecível passeio entre pedras e cascatas de águas.

Shopping Jardins DiRoma

Imagine um lugar de muita tranquilidade, natureza e com opções variadas de lazer e compras. Este é o Shopping Jardins, um local onde toda família vai poder encontrar uma variada opção de lazer, diversão e traquilidade. Variados quiosques onde você vai encontrar quase de tudo. Pizzaria, panificadora, farmácia, souvenires, boutique, conveniência, sorveteria, aluguel de bicicletas, salão de jogos, locadora e muito mais.

Para momentos de reflexão e orações, o Shopping Jardins tem uma charmosa e acolhedora capela. Venha com sua família viver um inesquecível final de tarde e sentir a energia positiva que Shopping Jardins tem pra lhe oferecer. Um passeio imperdível e marcante.

O Shopping Jardins esta localizado na entrada da avenida Marina Mofatto ao lado do Jardim Japonês.

Shopping Serra Verde

O Shopping Serra Verde é ótimo lugar para visitação. Lá é possível encontrar diversas lembranças de Caldas Novas, produtos típicos de Goiás e da Região Sul do país, já que o shopping possui influências sulistas.

O shopping também possui dois mirantes com uma bela vista da cidade. É possível ver toda a cidade dali e guardar ótimas recordações de Caldas Novas. Aqui o visitante encontrará estacionamento próprio, caixa eletrônico, sorveteria, e muito mais para proporcionar ótimo momentos.